sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ócio Criativo 3!!

É, agora, um Post atrás do outro! A dica pra quem não tem o que fazer vai depender da boa vontade e da ausência de preguiça em um determinado momento: a leitura! Não de porcarias, como este blog rs, mas de livros pra fazer o tempo passar! Vou sugerir alguns livros, de temas bem variados, porém, certamente, ao menos um cairá no seu gosto. Tentarei fazer um breve (breve mesmo!) resumo de cada, pra não ficar tão maçante:

"A menina que roubava livros": retrata a história em tempos de guerra, em que judeus eram perseguidos e algumas famílias acabavam por dar abrigo aos refugiados. A família em que a história se passa recebe um em sua casa, este começa a estabelecer um belo relacionamento com a garota órfã (também refugiada), adotada por esta família e que começa a compartilhar histórias com seu amigo judeu.
"A Hospedeira": podem me xingar, mas, apesar de ser a mesma escritora da saga Crepúsculo, a qual fiz questão de manter distância, o livro surpreende, ainda mais por se tratar de uma temática de que gosto muito, a de como seria uma sociedade futurista privada de certas regalias, em que tudo fosse controlado, porém um grupo permanece "humano"...na mesma linha, sugiro "Admirável Mundo Novo", clássico, um dos melhores sobre o tema, junto de "Eu, robô", filme que foi estrelado por Will Smith.
Agora livros que considero mais cults: "Cem Anos de Solidão", livro que exige muita paciência, retrata a formação de uma sociedade, totalmente autônoma...passa por várias gerações e chega a um ponto em que acabamos perdendo um pouco o fio da meada, mas achei um livro bastante curioso, ainda mais por se tratar de um grande escritor. A próxima dica é o "Ensaio Sobre a Cegueira", fui atrás do livro após ter visto o filme e, para quem gostou do filme, ótimo, para quem não, é uma boa oportunidade de rever seus conceitos a respeito da história retratada, pois, no livro, ela é passada de maneira muito diferente! E, por fim, mas, não menos importante, pelo contrário, um dos melhores livros que li é "Crime e Castigo"; trata-se de uma história em que o protagonista acaba vivendo um dilema, sobre o que é certo perante a humanidade...achei um livro extremamente denso, pois, envolve o leitor e acaba o deixando tão pensativo, confuso e doente quanto o personagem, digo isso por mim! Um clássico russo, de mais de 600 páginas, mas que são bem enrendadas e cheias de euforismo!
Bom, sei que os resumos foram mais que superficiais, mas espero que algum destes livros possam agradar a você, que nos acompanha!
Sei que a maioria das pessoas não gostam de ler livros fora da escola/faculdade/trabalho, mas recomendo-os como um passatempo mesmo, comece a procurar temas que sejam agradáveis a você, independentemente do conteúdo, mas a leitura em si, ajuda e muito no desenvolvimento pessoal, em relação, principalmente, a interpretações de textos. Crie o hábito que depois será difícil ficar sem ler!
Divirtam-se e comentem outros títulos que vocês achem interessante compartilhar com as pessoas que buscam coisas diferentes!!

Um comentário:

  1. Não li nenhum desses..fiquei com vontade de ler esse último!

    ResponderExcluir